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sábado, 16 de abril de 2011

Física e Esporte (Fórmula 1 - Automobilismo)


Dentro dos esportes encontramos vários tipos de movimento, varias velocidades de movimento através do homem ou da maquina. Neste post vamos falar da segunda opção. A maquina, neste caso, é um belo e veloz carro de Fórmula 1. Um dos esportes que mais queridos no mundo onde o movimento ocorre em alta velocidade.


A Física já começa mostrar sua força na largada, quando a velocidade dos carros é ainda muito baixa, pois eles partiram de um estado de repouso. Com velocidade pequena, o ar que corre por baixo do veículo é muito lento. Como conseqüência, a pressão sobre o carro não é suficientemente grande para mantê-lo estável na pista (esta pressão sobre o carro é tratada como downforce pelos especialistas). Associado com a super-tração fornecida pelo motor, o carro patina de um lado para o outro. Repare nisso no momento da largada!


 
Outro ponto, o carro "sofre ataque" de acelerações de até 5g no momento em que faz uma curva a alta velocidade
Valor tão razoável, que na freada, ao final de uma reta, lágrimas do piloto podem sair espontaneamente e atingir o visor do capacete. A tontura e perda de sentido são, também, reflexos de acelerações ou desacelerações intensas.
Um carro de F1 atinge, aproximadamente, 156 Km/h apenas de primeira marcha. Gasta ao redor de 15,2s para ir de 0 a 320 Km/h. Em algumas equipes, a inclinação da asa traseira é ajustada automaticamente, para se adaptar à força de arrasto e agir bravamente para que o carro não vire um avião no meio de uma curva.
A força de arrasto é aquela responsável por "segurar" o carro enquanto ele se desloca. Uma duplicação na velocidade do carro implica numa força de arrasto quatro vezes maior. É como se o ar “colocasse as mãos” sobre o carro o mantendo no chão. Esta força é proporcional à velocidade. 
 Agora dá pra entender sobre o que falam os comentaristas do Globo, não é? :p




link utilizado: http://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/vestibular-carro-formula-1.asp

2 comentários:

  1. pow bom post.
    depois faz um sobre o sistema da reaproveitamento de energia, 0 "KERS" tbm recém adotado na F-1
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. pow bom post.
    depois faz um sobre o sistema da reaproveitamento de energia, o "KERS", recém adotado na F-1
    Abraço!

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